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Controle de Apetite: 5 melhores maneiras de ajudá-lo a controlar a fome

É difícil seguir sua dieta se você está sentindo fome o tempo todo, não é mesmo? Desse modo, experimente minhas cinco dicas para ajudar no controle de apetite.

Aprender a controlar a fome é provavelmente o maior obstáculo que as pessoas que fazem dieta enfrentam ao longo do processo de emagrecimento, e é uma reclamação que ouço com mais frequência do que qualquer outra.

Algumas pessoas reclamam de contar calorias ou de ter que manter um diário alimentar, outras reclamam de não ter tempo para fazer exercícios físicos.

Mas não passa um dia sem que alguém não me diga que simplesmente não consegue controlar sua fome e que está “morrendo de fome o tempo todo!”

Diante de tudo isso, temos muitos truques na manga que podem ajudá-lo no processo de controle de apetite naturalmente, mas o primeiro passo é descobrir se você está realmente com fome. Vamos lá?

Qual é a sensação de estar realmente com fome?

controle de apetite

Se eu pedisse para você descrever como é a sua fome, o que você me diria? Seu estômago ronca? Seu nível de energia está caindo?

Você tem um pouco de “névoa cerebral” ou se sente “mal-humorado”? Se alguma dessas coisas acontecer com você, provavelmente você precisa de algum combustível.

Todos esses são sintomas apresentador são comuns da fome verdadeira. Quando você se sente assim, é provável que seu corpo responda quando você comer algo – e você provavelmente se sentirá melhor.

Se você está comendo por outros motivos que não a fome – se você está apenas entediado, com raiva ou deprimido – a comida provavelmente não o deixará menos entediado, irritado ou deprimido.

Ou, se isso acontecer, você provavelmente não vai se sentir assim por muito tempo. Sentir fome não é a mesma coisa que “querer algo para comer”.

Se é a emoção que o está impulsionando tudo isso, ou se você sentiu vontade de comer algo simplesmente porque parecia bom ou cheirava bem, você provavelmente não está realmente com fome.

Nesse caso, você vai querer encontrar outras maneiras de lidar com a vontade de comer.

5 melhores maneiras de ter controle de apetite

O controle da fome visa reduzir a fome verdadeira: o estômago roncando, a baixa energia ou a irritabilidade que geralmente surge quando seu corpo precisa de combustível.

Já que a fome verdadeira naturalmente o leva a comer, você vai querer aprender alguns truques para controlar a fome se também estiver tentando controlar suas calorias.

Então, aqui estão minhas 5 principais dicas para controlar a fome. Aproveite!

 – A proteína é a que mata a fome

controle de apetite

Está cientificamente comprovado que a proteína sacia a fome melhor do que o carboidrato ou a gordura, então tente incluir um pouco de proteína magra em cada refeição e lanche.

Na verdade, a proteína faz sua mágica não apenas no trato digestivo, mas também afeta a química do cérebro de uma forma que o ajuda a se sentir satisfeito e mentalmente aguçado.

 – Alimentos aquosos com alto teor de fibras são satisfatórios

controle de apetite

Água e fibra não têm calorias. Mas os alimentos aquosos e ricos em fibras são “volumosos” e ocupam mais espaço no estômago, por isso ajudam a enchê-lo.

Explore essa ideia! A maioria dos vegetais (exceto os ricos em amido como batata, milho e ervilha) tem muito poucas calorias por porção, porque contêm muita água e fibras.

Frutas aquosas, como melão e abacaxi, e frutas com alto teor de fibras, como frutas vermelhas, também podem ajudar a saciá-lo por um custo calórico relativamente baixo.

– O exercício pode ajudar no controle de apetite

controle de apetite

Uma sessão de exercícios pode suprimir os hormônios da fome, o que pode ajudar no controle de apetite.

No entanto, para sustentar sua atividade, seu corpo precisa ser devidamente abastecido.

Às vezes, em um esforço para perder peso, as pessoas cortam muito as calorias e simplesmente não têm energia para continuar com seus exercícios.

Sendo assim, todo o processo sai pela culatra. As pessoas costumam me dizer que sentem que o exercício as deixa com fome e as leva a comer mais.

Mas muitas vezes é porque eles não se abasteceram adequadamente antes e depois dos treinos.

 – Os fluidos podem ajudar no controle da fome

controle de apetite

Beber líquidos com as refeições pode torná-las mais fartas. E algumas pessoas confundem sede com fome, de modo que, embora seus corpos desejem líquidos, acabam comendo. Se você ficar hidratado, é menos provável que aconteça.

– Comer refeições pequenas e frequentes pode ajudar no controle de apetite

controle de apetite

Quando você faz pequenas refeições a cada poucas horas, isso ajuda a manter seus níveis de açúcar no sangue mais estáveis ​​ao longo do dia.

Isso é importante, já que quedas no açúcar no sangue podem aumentar a fome. mesmo se você achar que uma quantidade menor de comida não será suficiente para segurá-lo, saber que você estará comendo novamente em apenas algumas horas torna mais fácil controlar sua fome.