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Dicas de como escolher um nome para a sua empresa

Ao escolher o nome da empresa, considere os seguintes fatores: valor comercial, tipo de produto ou serviço a ser fornecido, idioma, escala e pronúncia.

Escolher o nome da empresa (nome fantasia) é uma das etapas mais importantes para quem está iniciando um negócio.
A decisão deve ser baseada em despertar a curiosidade do público-alvo para aprender sobre a empresa e adquirir aspectos dos produtos ou serviços da empresa.

Um nome fantasia que esteja de acordo com o posicionamento de mercado e a imagem visual ajudará na sobrevivência do empreendimento.

O nome fantasia não é necessariamente o mesmo, do nome empresarial, as regras da empresa estão estipuladas no “Código Civil” e devem seguir as normas específicas estipuladas na lei. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo no processo de criação de um nome bonito.

Nome ideal na hora de escolher para o seu negócio

O nome ideal é um nome que atraia os consumidores. Ao contrário dos concorrentes, tem uma pronúncia clara e é fácil de escrever.

A grafia simples do nome facilita a pesquisa na Internet. Não há nomes bons ou ruins, mas a pronúncia e escrita são a empresa As características básicas são lembradas pelos clientes.

Dicas de como escolher um nome para a sua empresa

Crie um nome e teste seus parentes, amigos e consumidores em potencial para solicitar suas opiniões sobre o produto de sua escolha. Sons que parecem bons não necessariamente fazem os outros felizes.

Lembre-se que o nome precisa transmitir os valores ou atributos da empresa, como: qualidade, confiança, agilidade, eficiência e conforto.

Você precisa ter em mente que os seus clientes lembraram do seu nome sempre que assimilarem a sua marca, dessa forma você vai ser tornar referência.

Dicas importantes na hora de escolher o nome para o seu negócio

O processo de escolha do nome de uma empresa requer criatividade, mas também deve ser cauteloso: por exemplo, tentar encontrar um termo interessante pode levar a associações incorretas ou conotações negativas.

Algumas perguntas simples com base em algumas perguntas podem indicar um nome ideal no processo de seleção de nome:

Dicas de como escolher um nome para a sua empresa

Melhor termo ou ícone que represente melhor o seu negócio;
Há algum padrão no mercado? Análise o nome dos seus concorrentes.

Quais símbolos ou personagens que te representam melhor?

Uma técnica utilizada é a combinação de palavras ou a criação de novos termos que possam realçar ainda mais a sua empresa, bem como adicionar termos ou sílabas que representem de imediato as características do produto ou serviço.

É importante evitar palavras populares e desatualizadas ou palavras que duplicam os nomes de grandes empresas. Nome curto, poucas sílabas e idioma nativo. Se você decidir usar nomes em outros idiomas, dê prioridade a palavras que sejam amplamente conhecidas pelo público-alvo.

Vamos falar do registro?

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é o órgão do governo federal responsável pela seleção de patentes, marcas, desenhos industriais e propriedade intelectual em programas de computador. Após selecionar o nome, pesquise no site do INPI e verifique na Internet e outros nomes com o mesmo nome. Redes sociais da empresa ou marca.

Dicas de como escolher um nome para a sua empresa

Confirmada a originalidade do nome escolhido, é importante que você efetue o seu registro o mais rápido possível para garantir exclusividade e propriedade sobre a mesma.

Garanta exclusividade do seu nome comercial

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é um órgão do governo federal responsável pela seleção de patentes, marcas, desenhos industriais e propriedade intelectual em programas de computador.

Após selecionar o nome, pesquise no site do INPI e verifique a Internet e outros nomes com o mesmo nome. Rede social da empresa ou marca.

  • A marca tem grande valor e é um elemento essencial na venda de produtos e serviços.
  • A marca é um elemento importante para proteger os consumidores, garantir a sua qualidade aplicável e provar a sua autenticidade.
  • A marca não registrada da empresa abriu espaço para outras, perdendo os mesmos direitos.
  • A marca pode e deve ser declarada nos ativos da empresa porque é um ativo da empresa.

De acordo com o princípio dos direitos de propriedade industrial, o registro da empresa na Junta Comercial ou no cartório competente pode assegurar o direito exclusivo de uso do nome comercial (razão social), mas não garante proteção no uso de marcas ou marcas corporativas. Nome do Produto.

Portanto, a marca em questão deve ser registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) para garantir o uso exclusivo do titular da marca para proteger os interesses do titular e evitar que terceiros façam uso indevido da marca.

Para o registro de uma marca no INPI, será realizada inicialmente uma “busca de marca”, cujo objetivo é saber se uma marca igual ou semelhante à exigida já foi efetivamente registrada anteriormente. Caso contrário, o processo de registro começa.

Conheça os documentos exigidos

Marca mista: Se a marca for uma marca mista (nome com nome) ou simbólica (apenas números), devem ser expostos 16 rótulos em um material de 6 x 6 cm. A etiqueta deve ser impressa em papel ofício e impressa em preto e branco.

Pessoa jurídica: cópia do contrato social, termo aditivo, cartão do CNPJ e declaração de microempresa (se aplicável).

Pessoas físicas: cópias de carteiras de identidade, fundos de previdência e documentos profissionais (se aplicável).

Conheça as taxas

Desde o pedido de registro de marca até a emissão de certificados de registro, o Inpi cobra taxas pelos serviços que presta. O valor varia de acordo com o tipo de serviço solicitado e as características do usuário do serviço (pessoa física, jurídica ou microempresa).