Ao escolher o nome da empresa, considere os seguintes fatores: valor comercial, tipo de produto ou serviço a ser fornecido, idioma, escala e pronúncia.
Escolher o nome da empresa (nome fantasia) é uma das etapas mais importantes para quem está iniciando um negócio.
A decisão deve ser baseada em despertar a curiosidade do público-alvo para aprender sobre a empresa e adquirir aspectos dos produtos ou serviços da empresa.
Um nome fantasia que esteja de acordo com o posicionamento de mercado e a imagem visual ajudará na sobrevivência do empreendimento.
O nome fantasia não é necessariamente o mesmo, do nome empresarial, as regras da empresa estão estipuladas no “Código Civil” e devem seguir as normas específicas estipuladas na lei. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo no processo de criação de um nome bonito.
Nome ideal na hora de escolher para o seu negócio
O nome ideal é um nome que atraia os consumidores. Ao contrário dos concorrentes, tem uma pronúncia clara e é fácil de escrever.
A grafia simples do nome facilita a pesquisa na Internet. Não há nomes bons ou ruins, mas a pronúncia e escrita são a empresa As características básicas são lembradas pelos clientes.
Crie um nome e teste seus parentes, amigos e consumidores em potencial para solicitar suas opiniões sobre o produto de sua escolha. Sons que parecem bons não necessariamente fazem os outros felizes.
Lembre-se que o nome precisa transmitir os valores ou atributos da empresa, como: qualidade, confiança, agilidade, eficiência e conforto.
Você precisa ter em mente que os seus clientes lembraram do seu nome sempre que assimilarem a sua marca, dessa forma você vai ser tornar referência.
Dicas importantes na hora de escolher o nome para o seu negócio
O processo de escolha do nome de uma empresa requer criatividade, mas também deve ser cauteloso: por exemplo, tentar encontrar um termo interessante pode levar a associações incorretas ou conotações negativas.
Algumas perguntas simples com base em algumas perguntas podem indicar um nome ideal no processo de seleção de nome:
Melhor termo ou ícone que represente melhor o seu negócio;
Há algum padrão no mercado? Análise o nome dos seus concorrentes.
Quais símbolos ou personagens que te representam melhor?
Uma técnica utilizada é a combinação de palavras ou a criação de novos termos que possam realçar ainda mais a sua empresa, bem como adicionar termos ou sílabas que representem de imediato as características do produto ou serviço.
É importante evitar palavras populares e desatualizadas ou palavras que duplicam os nomes de grandes empresas. Nome curto, poucas sílabas e idioma nativo. Se você decidir usar nomes em outros idiomas, dê prioridade a palavras que sejam amplamente conhecidas pelo público-alvo.
Vamos falar do registro?
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é o órgão do governo federal responsável pela seleção de patentes, marcas, desenhos industriais e propriedade intelectual em programas de computador. Após selecionar o nome, pesquise no site do INPI e verifique na Internet e outros nomes com o mesmo nome. Redes sociais da empresa ou marca.
Confirmada a originalidade do nome escolhido, é importante que você efetue o seu registro o mais rápido possível para garantir exclusividade e propriedade sobre a mesma.
Garanta exclusividade do seu nome comercial
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é um órgão do governo federal responsável pela seleção de patentes, marcas, desenhos industriais e propriedade intelectual em programas de computador.
Após selecionar o nome, pesquise no site do INPI e verifique a Internet e outros nomes com o mesmo nome. Rede social da empresa ou marca.
- A marca tem grande valor e é um elemento essencial na venda de produtos e serviços.
- A marca é um elemento importante para proteger os consumidores, garantir a sua qualidade aplicável e provar a sua autenticidade.
- A marca não registrada da empresa abriu espaço para outras, perdendo os mesmos direitos.
- A marca pode e deve ser declarada nos ativos da empresa porque é um ativo da empresa.
De acordo com o princípio dos direitos de propriedade industrial, o registro da empresa na Junta Comercial ou no cartório competente pode assegurar o direito exclusivo de uso do nome comercial (razão social), mas não garante proteção no uso de marcas ou marcas corporativas. Nome do Produto.
Portanto, a marca em questão deve ser registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) para garantir o uso exclusivo do titular da marca para proteger os interesses do titular e evitar que terceiros façam uso indevido da marca.
Para o registro de uma marca no INPI, será realizada inicialmente uma “busca de marca”, cujo objetivo é saber se uma marca igual ou semelhante à exigida já foi efetivamente registrada anteriormente. Caso contrário, o processo de registro começa.
Conheça os documentos exigidos
Marca mista: Se a marca for uma marca mista (nome com nome) ou simbólica (apenas números), devem ser expostos 16 rótulos em um material de 6 x 6 cm. A etiqueta deve ser impressa em papel ofício e impressa em preto e branco.
Pessoa jurídica: cópia do contrato social, termo aditivo, cartão do CNPJ e declaração de microempresa (se aplicável).
Pessoas físicas: cópias de carteiras de identidade, fundos de previdência e documentos profissionais (se aplicável).
Conheça as taxas
Desde o pedido de registro de marca até a emissão de certificados de registro, o Inpi cobra taxas pelos serviços que presta. O valor varia de acordo com o tipo de serviço solicitado e as características do usuário do serviço (pessoa física, jurídica ou microempresa).